Translate

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Depressão paterna pós-parto

Quando se fala de gravidez associa-se logo à mulher, por ela estar grávida, mas na verdade não somente a mulher, mas o homem também passa por esse processo de mudança e não pense que seja indiretamente, pois ele sofre tanto quanto a mulher, com as mudanças de humor, comportamento, etc.

Essas mudanças continuam acontecendo pós-parto também. O transtorno emocional que alguns homens experimentam após o nascimento de um filho ainda recebe pouca atenção, apesar de sua identificação nos últimos anos.

Destacam-se pesquisas em que identificaram correlação em 70% dos casos de depressão paterna com o estado de depressão da mãe de um bebê. A severidade da depressão paterna também seguia a materna. Ninguém afirma ao certo o que desencadearia o distúrbio nos homens. Essa sobrecarga afetiva funcionaria como um estopim, assim como problemas para lidar com o trabalho.

OS SINTOMAS NELES: Falta de apetite, distúrbios do sono, sentir-se um péssimo pai, ansiedade e nervosismo, perda da libido, fim do interesse (ou prazer) pelas atividades cotidianas por um período mínimo de duas semanas.

CAUSAS MAIS COMUNS: Mulher com depressão pós-parto, estresse, preocupação com o sustento da família, sentir-se excluído ou rejeitado pela parceira, dificuldade para lidar com sentimentos ambivalentes, como o de querer proteger e cuidar do bebê e da mulher e, ao mesmo tempo, desejar ocupar o espaço que sempre teve na vida dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário