Translate

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Anatomia em partes (continuação)

PRÓSTATA:

A próstata é mais uma glândula cuja secreção é acrescentada ao líquido seminal. Sua base está encostada no colo da bexiga e a primeira porção da uretraperfura-a longitudinalmente pelo seu centro, da base ao ápice. Estruturalmente, a próstata é envolta por uma cápsula constituída por tecido conjuntivo e fibras musculares lisas e da qual partem finas trabéculas que se dirigem para a profundidade do parênquima.
O restante do parênquima é ocupado por células glandulares distribuidas em tubos ramificados, cuja secreção é drenada pelos ductos prostáticos, os quais em número que gira em torno de vinte, se abrem na superfície posterior do interior da uretra, de cada lado do colículo seminal.

GLÂNDULAS BULBOURETRAIS:

São duas formações pequenas, arredondadas, lobuladas de coloração amarela e tamanho de uma ervilha. Estão próximas do bulbo e envolvidas por fibras transversas do esfíncter uretral. Localizam-se inferiormente a próstata e drenam suas secreções para a parte esponjosa da uretra.

Sua secreção é semelhante ao muco, entra na uretra durante a excitação sexual. Constituem 5% do líquido seminal.

Durante a excitação sexual, as glândulas bulbouretrais secretam uma substância alcalina que protege os espermatozóides e também secretam muco, que lubrifica a extremidade do pênis e o revestimento da uretra, diminuindo a quantidade de espermatozóides danificados durante a ejaculação.

PÊNIS:

O pênis é o órgão erétil e copulador masculino; representado por uma formação cilindróide que se prende à região mais anterior do períneo, e cuja extremidade livre é arredondada.

O tecido que tem a capacidade de se encher e esvaziar de sangue forma três cilindros , dos quais dois são pares (direito e esquerdo),e se situam paralelamente, por cima (considerando-se o pênis em posição horizontal ou semi-ereto) e o terceiro é ímpar e mediano e situa-se longitudinalmente, por baixo de dois precedentes.

Os dois cilindros superiores recebem o nome de corpos cavernosos do pênis, e o inferior de corpo esponjoso do pênis. No plano frontal em que os corpos cavernosos terminam anteriormente, o corpo esponjoso apresenta uma dilatação cônica, cujo nome é descentrado, isto é, o centro do mesmo não correspondeao grande eixo do corpo esponjoso, dilatação essa denominada glande.

O rebordo que contorna a base da glande recebe o nome de coroa da glande, e no ápice dela encontramos um orifício, que é o óstio externo da uretra. O pênis portanto poderia ser dividido em : raiz, corpo e glande. Envolvendo a parte livre do pênis encontramos uma cútis fina e deslizante, conhecida por prepúcio.

O pênis e o escroto constituem as partes genitais externas masculinas, enquanto o restante forma as partes genitais internas.




ESCROTO:

O escroto é uma bolsa músculo-cutânea onde estão contidos os testículos, epidídimo e a primeira porção dos ductos deferentes. É  constituído também por camadas de tecidos diferentes que se estratificam da periferia para profundidade nos sete planos seguintes:
-Cútis: é a pele fina e enrugada que apresenta pregas transversais e com pelos esparsos.
-Túnica dartos: constitui um verdadeiro músculo cutâneo formado por fibras musculares lisas.
-Tela subcutânea: é constituída por tecido conectivo frouxo.
-Fáscia espermática externa: é uma lâmina conjuntiva que provém das duas fáscias de envoltório do músculo obliquo externo do abdome, que desce do ângulo iguinal superficial para entrar na constituição do escroto.
-Fáscia cremastérica: este plano é representado por uma delgada lâmina conjuntiva que prende inúmeros feixes de fibras musculares estriados de direção vertical.
-Fáscia espermática interna: lâmina conjuntiva que deriva da fáscia transversal
-Túnica vaginal: serosa cujo folheto parietal representa a camada mais profunda do escroto, enquanto o folheto visceral envolve o testículo, epidídimo e inicio do ducto deferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário